Câmara realiza sua quinta Sessão Ordinária de 2019
A Câmara de Vereadores de Santana de Pirapama realizou a sua quinta Sessão Ordinária de 2019. Sob a presidência do vereador Jurlerson Aparecido, do PSC, a 5ª reunião Ordinária teve início às 14 horas.
Em seguida foi passada a palavra aos representantes da Emater-MG, Úrsula Lustoza de Ferreira Extensionista de Bem-Estar Social e Marcelino Teixeira da Silva Técnico Agrícola que apresentaram sobre o relatório anual de atividades de 2018.
Apresentação do Relatório Anual de Atividades da Emater-MG
Escritório Local de Santana de Pirapama
No dia 09 de abril de 2019 ocorreu a apresentação do Relatório Anual de Atividades, onde foram descritos os trabalhos desenvolvidos pela Emater MG, e os resultados alcançados no ano de 2018, no município de Santana de Pirapama. O Relatório foi apresentado pela equipe local composta pelos funcionários Marcelino Teixeira da Silva; extensionista agropecuário, Úrsula Lustoza Ferreira; extensionista de Bem-Estar Social e Maria Francisca da Silva Gomes Assis; assistente administrativo cedida pela Prefeitura Municipal. O escritório local de Santana de Pirapama pertence à Unidade Regional de Sete Lagoas .
Para desenvolver as ações de assistência técnica e extensão rural junto aos agricultores familiares e demais beneficiários a Emater-MG contou com parceiros importantes entre os quais a Prefeitura Municipal , Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Câmara Municipal, Governo de Minas Gerais, Governo Federal, EMBRAPA, EPAMIG, UFSJ e Banco do Brasil.
O trabalho desenvolvido pela Emater-MG em prol da dinamização e fortalecimento do setor agropecuário, teve resultados expressivos na economia e qualidade de vida da população rural e urbana do município.
Além dos agricultores familiares, que são o público alvo da Emater- MG, são também atendidos outras categorias de produtores, público urbano e organizações rurais ; associações comunitárias rurais e grupos de produtores.
Ao longo do ano foram realizados eventos a saber: reuniões, dias de campo, encontros, excursões e capacitações.
As áreas atendidas pela empresa no município são: Bovinocultura, Culturas, Fruticultura, Olericultura, Pequenos animais, Bem-Estar Social, Organização e Mercado, Agroecologia, Agroindústria, PNAE e Meio ambiente.
Dentre os principais produtos agropecuários do município, estão a olericultura e a bovinocultura de leite, sendo estas atividades desenvolvidas em sua maioria por agricultores familiares os quais recebem a assistência da Emater-MG. O município é grande produtor de quiabo, abóbora e outras olerícolas que são comercializadas na CEASA, necessitando da emissão de BIP - Boletim Informativo da Produção - fornecido pela Emater MG aos produtores .
A Emater MG também vem desenvolvendo um programa de melhoria da qualidade do queijo, que é produzido de forma artesanal, e tem papel importante na renda de diversos pequenos produtores do município.
A empresa também captou recursos para o município através do Crédito Rural- PRONF e outras linhas ( custeio e investimento), ICMS Solidário- Lei Hobin Hood, PNAE, distribuição de sementes de feijão e hortaliças, recurso do Programa Brasil Sem Miséria, cessão de bens para o município - um Microtrator marca Toyama , uma carreta agrícola para microtrator, e da distribuição de sementes de feijão e hortaliças para agricultores familiares.
Palavras do Presidente da Câmara
“Foi uma reunião produtiva. Quero mostrar a importância da Câmara para com o município. Muitas vezes não se deixa transmitir essa informação. Todas as ações do município passam pela Câmara. É um dos órgãos mais importante do município, pois além de autorizar as ações do executivo realiza a fiscalização. E não só do município, mas de todas as obras realizadas no município seja ela do estado ou do governo federal”, destacou o Presidente da Câmara.